“Total concordância” dos empresários com líder do Eixo Atlântico

O presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, enviou uma carta ao presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, na qual reitera “total concordância” na urgência da requalificação da ligação ferroviária Porto Vigo.

A missiva, enviada na quinta-feira mas cujo teor só hoje foi divulgado pela estrutura empresarial, surge na sequência das declarações do autarca no início do mês sobre investimentos reivindicados há muito tempo pelo Eixo Atlântico que estão ainda por concretizar. Surge também a um dia de nova reunião do Eixo Atlântico, esta em Santa Maria da Feira (Europarque) e com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

“A melhoria da ligação Porto-Vigo é decisiva e urgente para a região e para o país”, reitera o presidente da associação empresarial minhota na sua carta ao líder do Eixo Atlântico.

Ensino. IPCA abre Escola Superior de Hotelaria e Turismo já em no próximo ano letivo

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) vai começar a funcionar no ano letivo 2017/2018, em instalações provisórias em Barcelos e Guimarães, informou hoje aquela academia.

Em comunicado, o IPCA refere que, no seu primeiro ano de funcionamento, aquela escola terá como oferta o mestrado em Gestão do Turismo, a licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas e os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) de Organização em Gestão de Eventos e de Turismo, Natureza e Aventura.

Estes cursos funcionarão, provisoriamente, no campus do IPCA, em Barcelos (licenciatura e mestrado), e no pólo de Guimarães do IPCA, situado no Avepark (CTeSP).

Posteriormente, e a título definitivo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo ficará instalada na Quinta do Costeado, Guimarães, onde irá funcionar como escola-hotel.

Como já adiantou um responsável do IPCA, será uma escola assente no modelo “aprender fazendo”.

A escola integrará um “hotel de charme”, com 10 a 20 quartos, um restaurante de serviço “à la carte”, um bar pedagógico, uma cozinha e laboratórios.

O IPCA já dispõe de três escolas superiores (Gestão, Tecnologia e Design), todas em Barcelos.

Viana do Castelo. Keso e Paraguaii são os destaques no VIBE

Keso e Paraguaii são os destaques maiores na presente edição da “Festa da Primavera” do ciclo VIBE, o certamente que tem sido sinónimo de grandes concertos no centro histórico de Viana do Castelo.

Reconhecido pela sua exigência qualitativa, Keso é um artista de detalhe que dificilmente torna uma prestação de sua responsabilidade em algo meramente banal. Coleccionador de música e de experiências pelo mundo fora, Keso é uma referência do hip-hop e da spoken word.

Os Paraguaii regressam a Viana em grande forma, com o seu segundo disco na bagagem. “Dream About The Things you Never Do” é, assumidamente, o registo mais pop dos Paraguaii, um jogo constante entre os universos mais dançantes da música electrónica e a genética rock da banda.

O encerramento da festa acontece a horas mais tardias, no Bar Porta 93, ao ritmo de Claiana. This Penguin Can Fly e Passa Discos Jusa são os restantes nomes que completam o cartaz.

Na noite de sábado 24 de junho, no Coreto do Jardim a partir das 21h30, a Festa da Primavera faz-se com muita música pela noite dentro.