Reformados em protesto por aumento de pensões

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) realiza, na terça-feira, vinte e duas iniciativas em todo o país, no âmbito de uma campanha nacional em defesa do aumento das reformas e pensões.

“Pelo Aumento Intercalar das Pensões e Reformas em 2016, é justo, é necessário” é o mote da campanha, que reivindica este aumento para repor o poder de compra “perdido nos últimos anos”.

“O MURPI lança esta campanha nacional por corresponder à aspiração de milhares de reformados, pensionistas e idosos que foram brutalmente fustigados pelas políticas do Governo PSD/CDS que, nos últimos quatro anos, não só manteve o valor das pensões abaixo do limiar da pobreza, como procedeu a cortes e congelamento nos valores de todas as restantes pensões”, explica a confederação em comunicado.

Para a confederação, a reposição do poder de compra ”impõe um aumento intercalar das pensões em 2016, como medida da mais elementar justiça social, inseparável da valorização de todas as pensões, como instrumento de combate à pobreza e pela melhoria das condições de vida de todos os reformados”.

Para as 14:30 está marcada uma concentração em frente ao Centro Nacional de Pensões em Entrecampos, Lisboa, seguindo depois em desfile até ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Além desta iniciativa, realizam-se outras ações em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Covilhã, Santarém, Setúbal, Évora, Sines e Faro

O MURPI adianta que a campanha decorrerá nos próximos meses, “dando força e confiança na justeza da luta dos reformados pela defesa dos seus direitos”, nomeadamente, o direito à saúde, à habitação, à mobilidade, à cultura e ao lazer, entre outros.

Braga. Vereadora Lídia Dias eleita para a Comissão Política do CDS

Lídia Dias, vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Braga foi eleita como vogal para a Comissão Política do CDS-PP, integrando a lista dos órgãos nacionais eleitos no 27.º Congresso do CDS-PP, que decorreu em Lamego.

Licenciada em Educação de Infância pela Universidade do Minho e pós graduada em Supervisão e Pedagogia da Infância, foi educadora de Infância entre 1999 e 2013 numa instituição privada da cidade de Braga e responsável pela coordenação pedagógica da Educação Pré-Escolar no mesmo estabelecimento de ensino entre 2006 e 2013, altura em que assumiu funções executivas na Câmara de Braga.

Para além da vereadora, foram ainda eleitos mais dois vogais para o Conselho Nacional – Mário João Araújo e João Miguel Lemos.

Bombeiros. Esposende, Barcelos e Barcelinhos a caminho de Góis

Solicitado pelo Comando Distrital Operações de Socorro (CDOS) de Braga, os corpos de Bombeiros Voluntários de Esposende, Barcelinhos e Barcelos estão a caminho de Góis, distrito de Coimbra.

Estas corporações vão integrar o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF), composta ainda por bombeiros de Guimarães, Amares, Taipas e de Vila Nova de Famalicão.

Nas últimas horas, mais de uma centena de pessoas teve que ser retirada da zona de Góis devido ao violento aproximar das chamas.

“O incêndio aumentou nas últimas horas”, afirma a Autoridade Nacional de Proteção Civil, acrescentando que 18 aldeias de Góis já foram evacuadas.