Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim abre com Rui Vieira Nery

A 38ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) será inaugurada a 5 de julho (terça-feira), com a conferência pelo musicólogo Rui Vieira Nery (“Poder e Contrapoder na História da Música”). A sessão está agendada para as 21:45, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim (entrada livre).

Prossegue na sexta-feira seguinte (8 de Julho), na Igreja Matriz, também às 21:45, com o concerto por La Grande Chapelle sob direcção de Albert Recasens com o programa “Músicos da Monarquia Católica: Espanha e Portugal no seculo XVII”. No dia 9 de Julho, The Orlando Consort apresenta-se na Igreja Românica de S. Pedro de Rates (“The Call of the Phoenix”). O clarinetista Carlos Alves e Arte Music Ensemble interpretará quintetos de Mozart e Brahms no dia 11, segunda-feira, na Igreja da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

Nas semanas seguintes, e até 30 de Julho, outros agrupamentos e solistas em destaque: o Ensemble Resonet (“Cantigas de trovadores galegos e portugueses”), Quarteto Verazin, Pavel Gomziakov, o Remix Ensemble Casa da Música (final do 9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim), Boris Berezovsky e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sob direcção de Dmitri Liss, o Coro Gulbenkian dirigido por Michel Corboz (Motetes de J. S. Bach), o Quatuor Zaïde, o violetista Lourenço Macedo Sampaio e a pianista Olga Vasilyeva. Esta 38ª edição do FIMPV encerra com a apresentação das “Vésperas” de Monteverdi interpretadas pelo Ensemble La Fenice e Coro Arsys de Bourgogne sob direcção de Jean Tubéry.

Decorrerão em simultâneo diversas Manifestação Paralelas, dentre as quais realçamos as masterclasses de responsabilidade do barítono António Salgado (1 > 3 de Julho), do Ensemble Resonet (música antiga, na tarde de 16 de Julho), do violoncelista Miguel Rocha (18 > 20 de Julho), e do Quatuor Zaïde (música de câmara, a 29 de Julho).

Póvoa de Varzim. Anselmo Ralph confirmado para concerto no Parque da Cidade

Anselmo Ralph é a última figura confirmada do cartaz do “Os Dias no Parque”, organizado pelo município da Póvoa de Varzim.

O cantor angolano atua no Parque da Cidade, no dia 11 de junho, pelas 22:00 horas.

Para além do angolano, The Gift, Quim Barreiros e Tony Carreira também vão atuar no evento.

 

Cultura. Inês Martins Faria apresenta livro de poesia

A escritora esposendense Inês Martins Faria apresenta no próximo dia 27 de maio o livro “Pela poesia é que vamos”, no auditório da Biblioteca Municipal Manuel Boaventura.

A apresentação terá lugar pelas 21:30 horas e é já a terceira obra da escritora natural da freguesia de Curvos, concelho de Esposende.

A escritora pretende que seja “um livro solidário”, revertendo 10 por cento das receitas de venda para os Bombeiros Voluntários de Esposende.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, a 10 de maio)