Greve dos enfermeiros no Hospital de Barcelos atinge 70 por cento

“70 por cento”. É este o número avançado por Guadalupe Simões, do Sindicato de Enfermeiros Portugueses, que ao início desta tarde de quinta-feira, à porta do Hospital de Barcelos, realizou balanço quanto adesão à greve.

Na base desta greve está um conjunto de reivindicações como o caso da igualdade de horários para todos os enfermeiros.

“Pagamento de horas extraordinárias e horário semanal de 35 horas para todos. Queremos igualdade de horários para todos os enfermeiros, uma vez que uns cumprem a semana de trabalho de 35 horas, outros de 40, contratação de mais profissionais e o pagamento de horas extraordinárias, que em Barcelos chegam às três mil horas”, disse Guadalupe Simões ao V.

A sindicalista alerta par ao facto de “horas a mais pode ter consequências”.

“Se os enfermeiros não tiverem tempo para recuperar do desgaste, a qualidade dos cuidados de saúde pode ressentir esse cansaço”, alertou.

A greve dos enfermeiros do Hospital de Barcelos continua até sexta-feira.

 

Barcelos. Piscinas Municipais reabrem após obras de requalificação e beneficiação

Reabriram dia 12 de março as Piscinas Municipais, concluídas que estão as obras de requalificação e beneficiação, que incidiram nos sistemas hidráulico, mecânico, cobertura e envidraçados.

Depois de feitas inspeções regulares de manutenção por técnicos no edifício das Piscinas Municipais, detetou-se a necessidade de renovar e introduzir melhorias ao nível da cobertura e dos equipamentos hidráulicos, mecânicos e da qualidade do ar interior das piscinas, que careciam de obras de requalificação e beneficiação, decorridos que estão quase 18 anos sobre a abertura ao público das Piscinas.

A cobertura do edifício foi alvo de substituição e dotada de um reforço do isolamento térmico que melhorará o comportamento térmico da envolvente exterior, eliminando pontos de infiltrações de água.

Os vãos envidraçados foram reforçados ao nível da estrutura, com a reparação de todos os equipamentos hidráulicos e mecânicos assim como de ventilação. A intervenção na área da ventilação, nomeadamente a substituição do sistema de desumidificação, vai permitir melhorar significativamente a qualidade do ar interior das Piscinas.

Foram ainda substituídas as condutas de aspiração na nave da piscina, substituídos os filtros de areia e renovado o sistema de ventilação/climatização.

A obra teve um custo de 563.605,80€ euros, acrescido de IVA, numa área de implantação de 2.900,00m2.

Ensino. Greve dos professores com adesão entre 60% e 70% durante a manhã

A greve dos professores registou na manhã desta terça-feira uma adesão entre 60% e 70%, segundo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), numa conferência de imprensa acompanhada pelos restantes sindicatos que convocaram a paralisação.

“Esta é uma grande resposta dos professores no primeiro de quatro dias de greve”, disse aos jornalistas o secretário-geral da Fenprof.

“Se o Governo não ouviu os professores na negociação vai ouvir na rua”, disse Mário Nogueira, no primeiro balanço sobre a manhã de greve junto à escola Marquesa da Lorna, em Lisboa.

Na segunda-feira, sindicatos dos professores e Ministério da Educação não chegaram a acordo em relação à contagem do tempo de descongelamento das carreiras.

Como não chegaram a acordo, os professores mantiveram a greve prevista para entre esta terça-feira e sexta-feira.

A greve abrange esta terça-feira as escolas dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém e na região autónoma da Madeira, na quarta-feira as da região sul (Évora, Portalegre, Beja e Faro), na quinta-feira as da região centro (Coimbra, Viseu, Aveiro, Leiria, Guarda e Castelo Branco) e, na sexta-feira, é a vez da região norte (Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança) e na região autónoma dos Açores.