Menu

Município reforça investimento nas crianças e jovens para a prática desportiva

O Município de Esposende formalizou o apoio a 27 associações/clubes desportivos do concelho para a época desportiva 2016/2017, através da assinatura de Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, que envolvem também onze Associações e Federações de modalidades diversas.

Na cerimónia, realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que a política desportiva do Município está bem definida, orientando-se para a aposta na formação, possibilitando a prática desportiva a cerca de 2 000 crianças e jovens. Através destes contratos programa, a Câmara Municipal assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões, seguros dos atletas dos escalões de formação, exames médicos e apoio à atividade regular, um investimento próximo dos 220 mil euros.

O Autarca vincou que este modelo confere “maior estabilidade e tranquilidade aos clubes”, sublinhando que a aposta tem sido bem sucedida, na medida em que há mais atletas a praticar desporto, mais associações e mais modalidades envolvidas. Destacou, por outro lado, que esta política desportiva promove também a inclusão, atendendo a que possibilita que todos possam praticar desporto.

A propósito do desporto escolar, que esta época é também apoiado pelo Município, o Presidente da Autarquia defendeu uma melhor articulação desportiva que possibilite uma rentabilização mais eficaz das infraestruturas existentes no concelho.

Benjamim Pereira assinalou, contudo, que a política desportiva do Município é mais abrangente e passa pela realização de eventos desportivos diversos, numa estratégia que visa, para além da promoção desportiva, a promoção turística do próprio concelho, contemplando, ainda, o investimento na construção e requalificação de infraestruturas desportivas, possibilitando, também, a prática de atividade física, no plano do lazer, à população do concelho.

Terminou com agradecimentos às Federações e Associações que estabeleceram parceria com a Câmara Municipal e expressou palavras de reconhecimento aos dirigentes desportivos do concelho, pelo seu esforço, empenho e disponibilidade, desejando uma boa época desportiva a todos.

O Vereador do Desporto, Rui Pereira, destacou que o modelo de desenvolvimento desportivo define de forma clara e objetiva o apoio às associações/clubes, razão pela qual constitui um exemplo e tem sido replicado noutros municípios.

Assinalou a integração de novas modalidades, voleibol e badminton, esta no plano do desporto escolar, e manifestou a expetativa de que a este nível, outras modalidades, como é o caso da orientação, possam ser integradas também no programa de desenvolvimento desportivo. Notou, a propósito, que a aposta na prática desportiva das crianças é incentivada e promovida pelo Município desde a educação Pré-Escolar, sinal claro da estratégia desportiva definida pelo executivo. Rui Pereira referiu, ainda, que tem havido a preocupação de articular com os estabelecimentos de educação e ensino a escolha das modalidades, de modo a que a prática possa ter continuidade a nível associativo. Elevar a qualidade e aumentar o número de praticantes, numa ótica de promoção de hábitos de vida saudáveis, continua a ser, concluiu, a linha orientadora do Município.

Assinaram os contratos programa com o Município, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Nacional de Karaté de Portugal, a Federação Portuguesa de Taekwondo, que se fez representar por Miguel Neto, a Federação Portuguesa de Surf, a Associação de Andebol de Braga representada pelo Presidente Manuel Moreira, a Associação de Futebol de Braga pelo Presidente Manuel Machado, a Associação de Patinagem do Minho pelo Vice-Presidente Constantino Menezes, a Associação de Basquetebol de Braga pelo Presidente Fernando Monteiro, a Associação de Voleibol de Braga pelo Presidente Mário Azevedo, a Associação de Ciclismo do Minho e a Associação de Badminton do Norte, que se fez representar pelo Vice-Presidente José Almeida. Todos os dirigentes presentes enalteceram a política de desenvolvimento desportivo do Município de Esposende, considerando que, por esta via, tem sido possível fomentar a prática desportiva de modalidades desportivas diversas junto das camadas jovens. Expressaram, assim, palavras de agradecimento e reconhecimento à Câmara Municipal, manifestando total disponibilidade para continuar e reforçar a parceria estabelecida.

Por via dos contratos programa hoje assinado, serão apoiados na modalidade de Futebol a Associação Desportiva de Esposende, o Centro Social Juventude de Belinho, o Clube de Futebol de Fão, o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, o Forjães Sport Clube, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube, o Grupo Desportivo de Apúlia, a Associação Juvenil “Fintas”, a União Desportiva de Vila Chã e a Associação Desportiva Cultural e Social de Criaz. Na modalidade de Andebol é abrangido o Centro Social da Juventude de Mar e, no Basquetebol, a Associação Desportiva de Esposende – Secção de Basquetebol. Ao nível do Hóquei em Patins e Patinagem, o Município apoia o Hóquei Clube de Fão, no Ciclismo a JUM – BTT e na Canoagem a Associação Rio Neiva, o Clube Náutico de Fão e o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses. No Taekwondo é abrangido o Taekwondo Clube de Esposende, no Karaté é contemplada a Associação de Karaté de Apúlia e o Bushido AK Esposende, no Judo é apoiado a Associação Águias de Serpa Pinto enquanto que na modalidade de Badminton o apoio contempla o Núcleo Escolar Federado Escola EB 2,3 António Correia Oliveira e no Surf o CICS – Esposende Surf Team e o Forum Esposendense – Centro de Surf de Esposende.

Para além destas associações e clubes, outras são apoiadas pelas suas participações no Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, concretamente a Associação Desportiva de Criaz e o Centro Social Juventude de Belinho, e pela implementação do projeto de Equitação Terapêutica desenvolvido junto da comunidade escolar pelo Clube Hípico do Norte e Equivau, bem como a Associação Cultural e Desportiva Os Apulienses pela colaboração nas atividades desportivas pela Câmara Municipal.