Praga do escaravelho-vermelho obriga ao abate de oito palmeiras

A Câmara da Póvoa de Varzim anunciou hoje o abate de oito palmeiras afetadas pela praga do escaravelho-vermelho, um besouro que pode matar a planta.

Em comunicado, a autarquia prevê abater na segunda-feira duas palmeiras na praça João XXIII, seguindo-se, posteriormente, o abate das restantes seis palmeiras infestadas (bairro Sopete, edifício Flávio Gonçalves, praceta Irmã Maria Campos, largo da Fonte da Bica e no bairro dos Pescadores).

“Apesar das tentativas de salvar as plantas com tratamento”, acrescenta a autarquia, o grau de infestação impediu a sua recuperação pelo que o seu abate deve ser feito “o mais rápido possível“ para “evitar a dispersão da praga e garantir a segurança da utilização do espaço”.

Póvoa de Varzim. “Praça do Chocolate” regressa à cidade

De 6 a 9 de abril, a Câmara da Póvoa de Varzim realiza mais uma edição da Praça do Chocolate com inúmeras sugestões para tornar esta quadra pascal mais doce.

“Bolos de chocolate, cerveja de chocolate, caipirinhas de chocolate, pão com chocolate são apenas alguns dos possíveis exemplos dos produtos vendidos na Praça do Almada de quinta-feira até domingo”, destaca o município em nota de imprensa.

Além da compra de muitas iguarias, a Praça do Chocolate oferece uma animação diária, com música, animadores de rua, atividades para crianças e showcookings temáticos.

O evento vai funcionar  quinta-feira, das 16h00 às 23h00, sexta-feira e sábado, das 11h00 às 23h00; e domingo, das 11h00 às 20h00.

 

Póvoa de Varzim. Centenas saem às ruas de São Pedro de Rates na Festa dos Passos

Entre os dias 8 e 10 de abril, fim-de-semana que antecede a Páscoa, terá lugar, em S. Pedro de Rates, a secular Festa do Senhor dos Passos, organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos.

A tradição volta a cumprir-se, prevendo-se que as ruas do centro histórico se enchem de centenas de visitantes para assistirem à mais importante festa religiosa da Vila, a recriação dos últimos passos de Jesus.

No sábado, dia 8 de abril, realiza-se a Procissão das Velas, às 21:00 horas, com o andor do Senhor dos Passos, entre a Capela do Senhor dos Passos e a Igreja, seguindo-se a Missa Vespertina. No domingo, dia 9, antes da Sagrada Eucaristia, realiza-se a Bênção dos Ramos, às 11:00 horas, junto à Capela da Praça, seguindo-se Procissão até à Igreja. À tarde, pelas 16:00 horas, realiza-se o Sermão na Igreja, seguido da Procissão do Senhor dos Passos com o Sermão do Encontro, na Praça dos Forais.

Na segunda-feira, dia 10, encerrando as devoções do Senhor dos Passos, celebra-se a Eucaristia, às 20:00 horas, seguida da Procissão com o andor do Senhor dos Passos, entre a Igreja e a Capela do Senhor dos Passos.