Viana do Castelo. Vai ter praia para cães

A Praia do Coral, em Viana do Castelo, vai ser a primeira instância balnear do minho a ter autorização para permanência e circulação de cães. É a segunda praia do país com estas condições, depois de Peniche.

Segundo o comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Raul Risso, este é um projeto que já vem a ser preparado há mais de um ano, apontando a data de inauguração para dia 15 de junho.

A iniciativa partiu da associação Vila Animal, do município de Viana e da autoridade portuária, que é quem vai administrar a praia.

“Como todos nós sabemos, durante a época balnear, nos espaços concessionados, não se podem ter os cães. Agora sim vamos ter um espaço dedicado aos cães e a quem gosta deles”, disse ainda o comandante.

Entre as normas da praia para cães contam-se a obrigatoriedade de os animais estarem registados, usarem trela e, no caso de raças consideradas perigosas, usarem açaime.

Rally. Campeão nacional evacuado para o hospital depois de acidente em Viana

O troço de Viana do Castelo foi interrompido temporariamente esta manhã após acidente de José Pedro Fontes, piloto campeão nacional de ralis, que ocorreu nos primeiros metros da especial de Viana do Castelo.

O piloto ao volante de um Citroen, embateu de frente contra uma árvore, acabando por sofrer ferimentos. A navegadora, Inês Ponte, também ficou com mazelas.

Ambos foram transportados para o Hospital de Viana do Castelo em helicóptero, desconhecendo-se a gravidade dos ferimentos.

 

A28. Apresentada petição para eliminar pórtico de Neiva

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) apresenta hoje uma petição pública pela eliminação do pórtico de Neiva da A28, à entrada de uma zona industrial de Viana do Castelo e considerado “entrave” à atividade empresarial da região.

Em declarações, o presidente da CEVAL, Luís Ceia, disse que o documento já reúne cerca de 800 assinaturas e que vai ser hoje iniciado o processo da sua distribuição em suporte papel pelas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais do Alto Minho.

O responsável afirmou que a petição, dirigida ao primeiro-ministro, “vai estar ainda disponível para assinatura nas páginas na Internet de todas as associações empresariais do distrito de Viana do Castelo”.

“Para a região seria excelente que o Governo eliminasse aquele pórtico da A28. Se o pórtico de Neiva fosse retirado representaria um desconto de 17% no valor das portagens na ligação entre Viana do Castelo e o Porto”, sublinhou Luís Ceia.

Para aquele responsável, que é também presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), “o pórtico constitui uma incongruência, sobretudo numa altura em que se fazem todos os esforços para captar investimento para o concelho e se taxa a entrada numa zona empresarial”.