Criador do bodyboard em Viana do Castelo para receber mundial da modalidade

Mike Stewart, um dos criadores do bodyboard está entre os cerca de 80 atletas que vão disputar, de 21 a 25 deste mês, em Viana do Castelo a sexta etapa do campeonato mundial da modalidade, revelou hoje a organização.

“É uma referência, uma figura lendária da modalidade que nos orgulha muito ter em Viana do Castelo”, afirmou hoje o presidente do Surf Clube de Viana do Castelo (SCV), João Zamith.

O responsável, que falava em conferência de imprensa no Centro de Alto Rendimento durante a apresentação da prova, sublinhou que Viana do Castelo tem “responsabilidades históricas” no desenvolvimento do bodyboard uma vez que, “em 1994, o SCV conseguiu trazer a prova para a cidade realizando-se, pela primeira vez, fora do Havai, e levando à criação do World Tour”.

A prova de Viana do Castelo que conta com o apoio da Câmara local e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), vai decorrer na praia da Arda, em Afife, e contará ainda com a participação do sul-africano Jared Houston, campeão mundial em título.

Zamith adiantou que o clube “tem provas dadas e grande capacidade organizativa”, sendo este o quarto mundial de bodyboard que realiza.

O currículo do clube conta ainda com a organização de “três europeus de bodyboard, três mundiais e europeus de surf e largas dezenas de campeonatos nacionais e regionais”.

O presidente do SCV referiu que este tipo de evento desportivo “tem um impacto muito grande”, estimando “em cerca de um milhão o número de pessoas que vão acompanhar, através das transmissões em direto, a etapa do tour mundial”.

João Zamith revelou também que a prova de Viana do Castelo “vai integrar um jogo mundial de bodyboard praticado por milhões de pessoas e que levará bem longe o nome da cidade”.

Na sexta etapa, onde estão em causa quatro mil pontos no ‘ranking’ e 25 mil dólares em prémios, vão marcar presença 80 atletas de Portugal, França, Espanha, Brasil, Austrália, África do Sul, Chile, Argentina, Peru, EUA – Hawai, Marrocos e Inglaterra.

Paralelamente, também na mesma data e na mesma praia vai decorrer o mundial de bodyboard de juniores, para atletas sub-18 e com um prémio de dois mil dólares.

 

Viana do Castelo. Keso e Paraguaii são os destaques no VIBE

Keso e Paraguaii são os destaques maiores na presente edição da “Festa da Primavera” do ciclo VIBE, o certamente que tem sido sinónimo de grandes concertos no centro histórico de Viana do Castelo.

Reconhecido pela sua exigência qualitativa, Keso é um artista de detalhe que dificilmente torna uma prestação de sua responsabilidade em algo meramente banal. Coleccionador de música e de experiências pelo mundo fora, Keso é uma referência do hip-hop e da spoken word.

Os Paraguaii regressam a Viana em grande forma, com o seu segundo disco na bagagem. “Dream About The Things you Never Do” é, assumidamente, o registo mais pop dos Paraguaii, um jogo constante entre os universos mais dançantes da música electrónica e a genética rock da banda.

O encerramento da festa acontece a horas mais tardias, no Bar Porta 93, ao ritmo de Claiana. This Penguin Can Fly e Passa Discos Jusa são os restantes nomes que completam o cartaz.

Na noite de sábado 24 de junho, no Coreto do Jardim a partir das 21h30, a Festa da Primavera faz-se com muita música pela noite dentro.

Viana do Castelo. PJ de Braga detém abusador sexual de criança

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga anunciou hoje a detenção de um homem de 24 anos pela presumível autoria da prática de um crime de abuso sexual de criança, ocorrido em Viana do Castelo, durante dois meses.

Em comunicado, a PJ acrescenta que em causa estão “atos sexuais de relevo”, tendo o agressor aproveitado “a proximidade e a vulnerabilidade” da menor.

O detido foi presente a interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos e de frequência de locais com crianças.