Menu

Município de Esposende investe cem mil euros na Ronda de Vila Chã

Atendendo a uma reivindicação antiga da Associação Ronda de Vila Chã, a Câmara Municipal de Esposende vai apoiar a aquisição de um terreno e edifício para sede do agrupamento folclórico, localizados em frente à Escola Básica de Vila Chã, na zona central da freguesia.

Neste sentido, a Autarquia aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 100 000 euros, à Junta de Freguesia de Vila Chã, entidade a quem caberá a aquisição do terreno e do imóvel, dos quais se tornará proprietária, ficando impedida de os alienar sem o prévio consentimento da Câmara Municipal, salvaguardando-se, assim, os interesses do Município e da própria freguesia. Pretende-se que o imóvel se destine única e exclusivamente a sede social das associações culturais, desportivas, recreativas ou sociais da freguesia, nomeadamente da Ronda de Vila Chã.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realça que “a concessão deste apoio financeiro irá garantir a valorização da Ronda de Vila Chã, bem como de todas as atividades desenvolvidas pela Associação na promoção da cultura e tradições do Município em geral, e, em particular, da freguesia de Vila Chã”.

Aquando das visitas às freguesias do concelho, o Autarca havia reunido com os dirigentes da Associação, que expuseram os suas pretensões, nomeadamente a necessidade de uma sede própria, tendo Benjamim Pereira manifestado, desde logo, disponibilidade para ajudar à concretização deste objetivo.