Fonte Boa. Ataque de quatro encapuzados a casal de namorados faz um ferido na Barca do Lago

Um casal de namorados foi atacado esta madrugada de domingo quando estavam dentro do carro na Barca do Lago, na margem sul do rio Cávado na freguesia de Fonte Boa, concelho de Esposende. A situação provocou vários ferimentos ao jovem que estava com a namorada.

Segundo fonte da GNR, a situação ocorreu perto das 02:30 horas, quando quatro encapuzados se aproximaram do carro. Estes partiram os vidros do carro e “arrancaram” um dos jovens para fora da viatura.

No entanto os alegados ladrões – não levaram nada – acabaram por fugir. E aqui há duas versões da situação. Uma aponta para presença de pescadores que com luzes acabaram por iluminar a situação e que levou á fuga dos encapuzados. Outra está numa alegada ameaçada de caçadeira por parte de uma das vítimas.

A GNR confirmou caso, mas não revela o que se terá passada para a fuga dos alegados ladrões.

O jovem acabou socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Fão, pois terá ficado com várias escoriações no rosto e vidros nos olhos. “Fonte transportado ao Hospital de São João do Porto”, confirmou fonte das autoridades.

A GNR e NIC de Barcelos investigam o caso.

Efeméride. AD Esposende com homenagem na Câmara por “trazer taça para a marginal”

Ainda duram os festejos da Associação Desportiva (AD) de Esposende, após conquista inédita da Taça AF Braga – uma espécie da “champions da regional” como dizem os responsáveis da associação distrital – com homenagem por parte da Câmara de Esposende.

Perante auditório cheio, Benjamim Pereira, edil, que havia marcado presença na triunfante final do passado sábado, homenageou a equipa com entrega de lembranças em forma de reconhecimento.

O ícone do esforço da associação Esposendense esteve exposto perante auditório repleto de sócios, adeptos e simpatizantes, não esquecendo a fervorosa claque “Ultras Lobos do Mar”, que agradeceram à equipa “trazer a taça para a marginal”.

Rui André, autor dos dois golos da final, foi um dos mais solicitados pelos adeptos, que gritaram o nome do “mago do Esposende”.

A AD Esposende assinalou assim a efeméride da conquista com louvor municipal e honras de foto em frente aos Paços.

Os discursos

Benjamim Pereira expressou orgulho pessoal e o reconhecimento do Município pelo triunfo da equipa da ADE, que, notou, resulta numa vitória do concelho de Esposende e de todos os clubes concelhios, que se regozijaram com esta conquista. Considerou que depois desta vitória, “a equipa está com mais pujança para desafios futuros”.

O Autarca elogiou a atual direção, liderada por Edgar Morais, e notou que, apesar de um limitado orçamento financeiro, o clube tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, não só ao nível do futebol como também noutras modalidades. “O clube está vivo e pujante”, afirmou.

Sem querer estabelecer qualquer relação com esta conquista, Benjamim Pereira referiu que o apoio ao associativismo desportivo, sobretudo na formação, tem sido uma das apostas do Município, a par da requalificação das infraestruturas desportivas do concelho. Notou que, dentro das suas possibilidades, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar os clubes e associações e afiançou que “é esse contributo que queremos manter, na certeza de que os resultados aparecem, de forma indireta”.

O capitão da equipa, Pedro Maciel era o espelho da felicidade, partilhada por todos os jogadores. Agradeceu à Câmara Municipal a receção e o apoio manifestado pelos adeptos e simpatizantes. “Senti que o bairrismo voltou a Esposende, isso para mim é muito mais importante do que levantar a taça”, afirmou, considerando estar a reviver a alegria de anteriores feitos da ADE.

Considerando a receção nos Paços do Concelho uma honra, o treinador principal da equipa sénior, Carlos Viana, elogiou o trabalho, o caráter e a atitude dos jogadores com vista à conquista de um sonho que se tornou realidade, enaltecendo também a postura da direção que “mesmo nos momentos difíceis não deixou que nos fossemos abaixo”.

“Hoje é um dia extremamente feliz, todo o trabalho é recompensado”, afirmou o Presidente da Direção, Edgar Morais, dizendo que a conquista da Taça da AFB “foi uma vitória de uma cidade e de um concelho”. Realçou a postura dos outros clubes concelhios, que partilharam da alegria da ADE, e recordou que o dia 10 de junho “foi um momento único”, também pela forte mobilização da massa associativa. Na hora dos agradecimentos referiu os restantes dirigentes, os jogadores e o treinador e apontou críticas aos que não acreditavam na equipa, dizendo que “hoje devem estar muito arrependidos”. “Somos uma grande equipa, uma referência deste concelho”, concluiu.

O Presidente da Assembleia Geral da ADE, Alberto Bermudes, saudou a direção e os atletas “que se bateram durante toda uma época”, bem como os sócios e simpatizantes do clube, que ao longo de mais de mais de cem anos conquistou “muitos momentos de glória”. Afirmando que a ADE tem desenvolvido um “trabalho fantástico”, tanto no futebol como ao nível de outras modalidades, Alberto Bermudes lembrou o apoio do Município ao clube e manifestou a expetativa de este que possa ser reforçado.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas de Gandra, Aurélio Neiva, felicitou a equipa pela conquista da taça, dizendo que “é uma página bonita da história deste clube, que fica também para a história do concelho”, e elogiou a atitude dos jogadores em campo, manifestando uma palavra de apreço aos sócios e simpatizantes da ADE pelo apoio manifestado, afirmando que “Esposende é bairrista”. Considerou que esta vitória não é fruto do acaso, mas resultado do trabalho e da postura da direção, liderada por Edgar Morais, a quem elogiou a atitude.

 

Desporto. FC Marinhas e “O Fintas” vencedores do campeonato concelhio de Futebol Infantil

O Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, recebeu a jornada de encerramento do campeonato concelhio de futebol infantil, época 2016/2017, competição que envolveu cerca de 800 atletas dos escalões petizes, traquinas, benjamins e infantis.

Ao longo de oito meses realizaram-se 14 Jornadas concentradas em vários recintos desportivos do concelho, numa estratégia, segundo a autarquia, de “descentralização e de aproximação da iniciativa à comunidade”.

Em termos classificativos, no escalão traquinas, sagrou-se vencedora a equipa FC Marinhas A, na segunda posição classificou-se a AD Esposende A e, no terceiro lugar, ficou a EF “O Fintas”. Relativamente ao escalão benjamins, o primeiro lugar foi conquistado pela EF “O Fintas”, no segundo lugar ficou o FC Marinhas A e, em terceiro, o CF Fão A. No escalão de infantis, os três primeiros foram FC Marinhas A, EF “O Fintas” e AD Esposende A.

Promovido pela Câmara de Esposende, o campeonato “insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE)” e tem, segundo a câmara, “contribuído para o aumento significativo do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação”.