Póvoa de Varzim. Cine-Teatro Garret encheu para receber gala dos Rangers

O Cine-Teatro Garrett encheu-se, no passado sábado à noite, para a 4ª Gala Ranger.

Uma noite de espetáculo, também com caráter solidário, a angariação de donativos a reverter para os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Foram diversificados os momentos de animação ao longo da noite: desde dança sevilhana, magia com André Gomes, música com Rui Nova e Ana Oliveira, teatro com o grupo de teatro do Círculo Católico de Operários – TACCO, a encerrar com a atuação da Tuna Académica do Politécnico do Porto – Gatunos.

Ao longo da cerimónia foram também apresentadas várias iniciativas a desenvolver pelo Clube e coube a Daniel Leal apresentar o grande projeto para este ano: “Rangers realizam sonhos”. Com a colaboração da comunidade e instituições poveiras, os Rangers pretendem transformar os sonhos de crianças em realidade.

A Gala serviu ainda para a atribuição de várias distinções aos associados, sendo a de maior destaque a de Ranger do Ano atribuída a Daniel Leal e entregue pelos padrinhos do Clube – José Manuel Almeida e Odete Costa.

Os Rangers fizeram ainda questão de reconhecer publicamente os seus patrocinadores e apoios institucionais cabendo à Câmara Municipal receber o Ranger Tributo, por há 17 anos ter apostado na modalidade.

Rui Leal, Presidente dos Rangers, entregou ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim o galardão.

O Presidente da Câmara, Aires Pereira, referiu que tem acompanhado os Rangers de alguns anos a esta parte e tem assistido “à forma como esta gente tem conseguido credibilizar-se e granjear a confiança da sociedade poveira”.

O edil constatou que estavam presentes na Gala “todos aqueles que fazem andar a Póvoa – os empresários, aquelas pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar – e é transversal a toda a nossa Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira reconheceu que “sendo o paintball uma modalidade que não é muito conhecida e é um nicho de mercado muito estrito, têm dado um passo enorme em fazerem a divulgação da vossa modalidade e, dessa forma, contribuir para a nossa formação”.

O Presidente referiu-se também à vertente solidária do Clube de Paintball da Póvoa de Varzim: “na maioria das vossas ações têm sempre um fim solidário (Bombeiros, Instituto Maria da Paz Varzim, MAPADI) para aqueles que nós mais precisamos. Esse contributo é muito importante para o reconhecimento que a sociedade poveira faz do vosso clube e para o apoio que conseguem transmitir àqueles que mais precisam”.

Aires Pereira enalteceu o facto de se terem lembrado dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, que “atravessaram um momento difícil” mas “sempre que precisamos deles, estão presentes, estão sempre disponíveis”.

O autarca fez ainda questão de mencionar que sendo os Rangers “todos jovens têm uma ambição que não cabe na Póvoa de Varzim”, e o Município tem contribuído para a concretização dos seus projetos: “este ano, foi possível concretizar um sonho muito antigo que tinham: terem um espaço onde pudessem praticar uma modalidade da competição. O campo, no Parque da Cidade da Póvoa, está praticamente pronto”. Neste sentido, incitou-os a usá-lo e disfrutarem dele e que o ponham, como têm feito em todas as vossas atividades ao serviço da comunidade e dos nossos jovens.

O edil revelou que “esta será mais uma valência a juntar a muitas outras, sempre com o mesmo objetivo: levar cada vez mais pessoas ao Parque para que os poveiros cada vez mais assumam aquele espaço como um espaço seu. O Parque da Cidade nunca estará concluído. Haverá sempre alguma coisa a fazer naquele espaço e algo mais a acrescentar”.

Numa perspetiva de futuro, Aires Pereira referiu-se aos “desafios do Turismo, que não podem deixar ninguém de fora”, e deixou-lhes o repto: “têm uma ótima oportunidade para oferecerem um serviço a muitos que nos visitam pela Europa fora para saberem que existe, na Póvoa de Varzim, um conjunto de pessoas que gosta de praticar paintball. Podemos diferenciar-nos e arranjar subsistência e recursos para continuarmos a investir”.

Rui Leal transmitiu que o Clube foi crescendo passo a passo ao longo de 17 anos, sempre assente em quatro pilares: amizade, convívio, solidariedade e ambição. Sobre este último, revelou que “a nossa ambição é sermos o maior clube de paintball de Portugal e quem sabe da Europa”.

Póvoa de Varzim. “Praça do Chocolate” regressa à cidade

De 6 a 9 de abril, a Câmara da Póvoa de Varzim realiza mais uma edição da Praça do Chocolate com inúmeras sugestões para tornar esta quadra pascal mais doce.

“Bolos de chocolate, cerveja de chocolate, caipirinhas de chocolate, pão com chocolate são apenas alguns dos possíveis exemplos dos produtos vendidos na Praça do Almada de quinta-feira até domingo”, destaca o município em nota de imprensa.

Além da compra de muitas iguarias, a Praça do Chocolate oferece uma animação diária, com música, animadores de rua, atividades para crianças e showcookings temáticos.

O evento vai funcionar  quinta-feira, das 16h00 às 23h00, sexta-feira e sábado, das 11h00 às 23h00; e domingo, das 11h00 às 20h00.

 

Póvoa de Varzim. Centenas saem às ruas de São Pedro de Rates na Festa dos Passos

Entre os dias 8 e 10 de abril, fim-de-semana que antecede a Páscoa, terá lugar, em S. Pedro de Rates, a secular Festa do Senhor dos Passos, organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos.

A tradição volta a cumprir-se, prevendo-se que as ruas do centro histórico se enchem de centenas de visitantes para assistirem à mais importante festa religiosa da Vila, a recriação dos últimos passos de Jesus.

No sábado, dia 8 de abril, realiza-se a Procissão das Velas, às 21:00 horas, com o andor do Senhor dos Passos, entre a Capela do Senhor dos Passos e a Igreja, seguindo-se a Missa Vespertina. No domingo, dia 9, antes da Sagrada Eucaristia, realiza-se a Bênção dos Ramos, às 11:00 horas, junto à Capela da Praça, seguindo-se Procissão até à Igreja. À tarde, pelas 16:00 horas, realiza-se o Sermão na Igreja, seguido da Procissão do Senhor dos Passos com o Sermão do Encontro, na Praça dos Forais.

Na segunda-feira, dia 10, encerrando as devoções do Senhor dos Passos, celebra-se a Eucaristia, às 20:00 horas, seguida da Procissão com o andor do Senhor dos Passos, entre a Igreja e a Capela do Senhor dos Passos.