Menu

Praga. Esposende combate lagarta do pinheiro

Anualmente verificam-se ocorrências relacionadas com a lagarta do pinheiro, que é uma praga florestal desfolhadora, que pode parasitar diferentes espécies de pinheiros e cedros.

Em meio urbano, especialmente zonas de utilização coletiva, têm vindo a ser implementadas várias medidas, ao longo dos últimos anos. Desde logo, têm vindo a ser cortadas as espécies hospedeiras em recreios de escolas e jardins-de-infância.

Quando esta opção não é possível procede-se à colocação de cintas armadilha no tronco, como medida preventiva e por vezes é efetuada a remoção/eliminação dos ninhos.

Quando não é possível efetuar remoção mecânica dos ninhos e estes se situam em alturas que possam comprometer a segurança dos operadores de destruição, tem sido utilizado o material de destruição de ninhos de vespa velutina. Potencia-se assim um equipamento

já existente, a operação é muito mais rápida, bastante menos onerosa e mais segura para o operador. De referir que o procedimento não se aplica a terrenos florestais, ou terrenos particulares.