Menu

Ambiente. Mais de 4,5 toneladas de lixo recolhidas das praias e estuários de Esposende

Mais de 200 voluntários e quase uma centena de alunos da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, recolheram, durante dois dias, cerca de 4,5 toneladas de resíduos das praias, dunas e estuários do Neiva e Cávado, entre os quais muitos artefactos utilizados normalmente pelos pescadores e que durante o inverno são arrastados para terra.

Os mais de 200 voluntários, Esposendenses e não só, distribuíram-se por vários pontos do litoral, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, até à Praia da Ramalha, em Apúlia, já perto do limite com o concelho da Póvoa do Varzim. Foram alvo desta intervenção cerca de seis quilómetros de praias, dunas e estuários, o que corresponde a cerca de 35% do litoral de Esposende.

Até ao final do ano letivo serão ainda realizadas mais três ações de limpeza de praias, dirigidas à comunidade educativa, envolvendo a participação de escolas concelhias e extra concelhias.

Com estas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes.

No âmbito das comemorações do Dia da Árvore, que se comemora a 21 de março, vai ser levada a cabo uma ação de controlo de uma mancha de acácias na restinga de Esposende. A iniciativa decorrerá no próximo sábado, dia 25 de março, entre as 9h00 e as 12h00 e está aberta à participação de todos os interessados, que deverão comparecer pelas 9h00, junto das torres de Ofir. Esta ação conta com o apoio da equipa de Sapadores Florestais, Câmara Municipal e Esposende Ambiente, e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250