Menu

Póvoa de Varzim. Centenas saem às ruas de São Pedro de Rates na Festa dos Passos

Entre os dias 8 e 10 de abril, fim-de-semana que antecede a Páscoa, terá lugar, em S. Pedro de Rates, a secular Festa do Senhor dos Passos, organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos.

A tradição volta a cumprir-se, prevendo-se que as ruas do centro histórico se enchem de centenas de visitantes para assistirem à mais importante festa religiosa da Vila, a recriação dos últimos passos de Jesus.

No sábado, dia 8 de abril, realiza-se a Procissão das Velas, às 21:00 horas, com o andor do Senhor dos Passos, entre a Capela do Senhor dos Passos e a Igreja, seguindo-se a Missa Vespertina. No domingo, dia 9, antes da Sagrada Eucaristia, realiza-se a Bênção dos Ramos, às 11:00 horas, junto à Capela da Praça, seguindo-se Procissão até à Igreja. À tarde, pelas 16:00 horas, realiza-se o Sermão na Igreja, seguido da Procissão do Senhor dos Passos com o Sermão do Encontro, na Praça dos Forais.

Na segunda-feira, dia 10, encerrando as devoções do Senhor dos Passos, celebra-se a Eucaristia, às 20:00 horas, seguida da Procissão com o andor do Senhor dos Passos, entre a Igreja e a Capela do Senhor dos Passos.