Menu

Empreendedorismo. Investimento de 135 mil euros da ACICE para criar “ecossistema”

A criação de um “ecossistema empreendedor” é o objetivo de um projeto que a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) vai implementar nos próximos 18 meses, num investimento de 135 mil euros, foi hoje anunciado.

O diretor-geral da ACICE, Sérgio Mano, disse que o projeto arrancará com um “diagnóstico completo” ao tecido empresarial do concelho, numa espécie de “radiografia” que irá sustentar as linhas de ação.

“Trata-se de um estudo das potencialidades e dos principais constrangimentos do tecido empresarial local, do qual resultarão orientações estratégicas sobre as oportunidades de negócio”, explicou.

O projeto “Esposende Empreendedor”, que foi apresentado publicamente esta à noite, inclui também a criação de um Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

Será um gabinete com consultores especializados, que orientarão os empreendedores ao longo de todo o processo de criação de um negócio.

“A aposta no fomento do empreendedorismo criativo, jovem e qualificado, será acompanhada por tutorias especializadas e sessões de consultoria e contará também com uma bolsa de mentores, com saber-fazer e experiência reconhecidas, que prestarão apoio aos empreendedores, nas diferentes fases do ciclo, desde a ideia do negócio até à sua implementação”, refere uma nota da ACICE.

As empresas poderão “ganhar corpo” numa incubadora que vai abrir em Esposende dentro de um ou dois meses, numa parceria entre a ACICE e o Município.

O investimento neste projeto é comparticipado em 85% por fundos comunitários, através do programa Compete 2020.

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250