Menu

Rede. Esposende com wi-fi gratuito na Marginal e centro de todas as freguesias

A marginal de Esposende vai ficar “completamente coberta” por rede ‘wi-fi’, que também será instalada nos centros cívicos de todas as freguesias do concelho, informou hoje o presidente da câmara em conferência de imprensa que serviu ainda de apresentação do novo sítio da Câmara de Esposende.

Segundo Benjamim Pereira, para o efeito serão instalados 33 pontos de acesso (‘hotspots’), 12 dos quais na marginal da cidade, que assim ficará “completamente coberta” com internet sem fios gratuita.

Os restantes serão distribuídos por outras zonas da cidade e por cada uma das freguesias do concelho.

Este é apenas um dos aspetos do programa “Esposende em Rede”, que significará um investimento de 258 mil euros e que visa “escancarar” o concelho a munícipes e visitantes.

O objetivo, sublinhou Benjamim Pereira, na apresentação do programa, é disponibilizar toda a informação sobre a atividade do município e sobre os eventos que decorrem no concelho.

“No fundo, o que se pretende é aproximar o município dos cidadãos”, referiu.

O ‘site’ do município foi reformulado, estando desde hoje disponível com mais informação útil e, até ao final desta semana, estará também ao dispor uma aplicação informática para ‘smartphone’.

Paralelamente, todas as freguesias do concelho disporão de, pelo menos, um múpi [mobiliário urbano para informação], ao mesmo tempo que será melhorada a rede de ‘outdoors’, nomeadamente ao longo da A28.

O concelho será ainda dotado de 21 ecrãs com informações de interesse para munícipes e visitantes, sendo ainda de destacar a aposta nas redes sociais.

Com este programa, o município espera também subir mais uns degraus no ‘ranking’ da transparência municipal.

A câmara apresentou uma candidatura aos fundos comunitários, que conta possa cobrir o total do investimento.

“Mas mesmo que a candidatura não fosse aprovada, este era sempre um investimento que valeria a pena”, referiu Benjamim Pereira.

Segundo o autarca, todas as medidas previstas no “Esposende em Rede” deverão estar implementadas antes do verão.

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250