Menu

Barcelos. Comandante do ano é da corporação de bombeiros de Barcelinhos

José Beleza, comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, é o “Comandante do Ano 2016” e vai ser condecorado no próximo domingo, numa cerimónia presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

O anúncio foi feito pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a entidade responsável por este reconhecimento, e fecha um ciclo de nomeações e distinções dos Bombeiros de Barcelinhos que atravessam uma era inigualável da história. Recorde-se que no seu currículo já constam os títulos de Bombeiros do Ano e de Presidente do Ano, que muito orgulha esta corporação, num espaço de tempo recorde.

José Beleza é filho do ex-comandante José António Beleza Ferraze  é atualmente Comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, cargo que ocupa desde 24 de Março de 2012, tendo iniciado a sua atividade nos órgãos sociais há vários anos.

José Beleza teve como objetivos da comissão de serviço o melhoramento dos equipamentos tal como toda a operacionalização do corpo de bombeiros.

O atual comandante  apresentou resultados inquestionáveis a par do Presidente da Direção José Arlindo Costa, o que tornou os bombeiros de Barcelinhos numa referência a nível nacional. Por outro lado, de notar o esforço pela intensificação de relações no interior da própria corporação e com outras corporações, o que trouxe frutos muito positivos deste investimento nas relações humanas e resultou no engrandecimento da corporação.

O aumento substancial da frota e os esforços em torno do novo quartel, foram outras missões de importância extrema, fruto de uma dedicação exaustiva no sentido de elevar o trabalho da corporação.

O trabalho do actual comandante baseou-se essencialmente em passar a ideia de credibilidade dos bombeiros de Barcelinhos, perante as populações e outras corporações do distrito e do país, através de uma postura determinada e de união dos bombeiros.

Pode ler-se na candidatura que “as mudanças implementadas pelos mandatos do actual Presidente da corporação José Costa, com a colaboração do comandante José Beleza,  pouco a pouco, vieram tornar a estrutura maior e melhor. As sucessivas mudanças implementadas, à vista de todos, tornaram os Bombeiros de Barcelinhos mais profissionais, mais organizados, mais bem equipados e preparados para servir as comunidades”.

José Beleza vai ser condecorado no próximo domingo, em cascais numa cerimónia presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das comemorações do dia do Bombeiro.

Como resultado de muito trabalho e muita dedicação, nos últimos anos a corporação já foi notícia por Fernando Oliveira e Carla Neto, terem sido bombeiros do ano, depois de  terem salvado uma mulher no rio Cávado, bem como pelo seu Presidente,  José Arlindo Costa, ter sido o Presidente do Ano.

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250