Menu

Livros. Compilada candidatura do “Banho Santo” à lista nacional do Património Imaterial

Em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorreu ontem a apresentação do livro de Atas do 5.º Encontro da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, dedicado ao “Banho Santo: a Romaria e um Mar de estórias”, realizado em junho de 2016,

A publicação compila as intervenções dos oradores que participaram no colóquio sobre o Banho Santo de S. Bartolomeu do Mar, no âmbito do qual foi apresentada a candidatura da “Romaria de S. Bartolomeu do Mar” à Lista Nacional do Património Imaterial.

A apresentação esteve a cargo de Álvaro Campelo, Coordenador do projeto de candidatura, que fez uma breve resenha de cada um dos textos agora publicados, e foi antecedida da apresentação de dois pequenos filmes sobre a Romaria e o Banho Santo, realizados no âmbito do processo de candidatura.

O livro integra a dissertação de Franklim Neiva Soares, Catedrático Emérito da Universidade do Minho, natural de Mar e um dos mais reconhecidos investigadores desta temática, que aborda o “Banho Santo em S. Bartolomeu do Mar: sua contextualização no Entre Douro e Minho e Origens”.

 

A Tomada de Posse da Mesa da Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, pelo Município de Esposende pelo segundo biénio consecutivo, que estava prevista acontecer nesta sessão não se realizou, devido, segundo nota de imprensa, “a imprevistos de última hora, ficando adiada para data a agendar oportunamente”.